(Amplitude Modulada) - Forma de modulação na qual a intensidade da onda portadora varia de forma relacionada à informação transmitida.
Amplificação - Aumento da intensidade de um sinal quando atravessa um dispositivo ou circuito.
Antena - Interface que recebe energia elétrica de alta frequência do transmissor e otimiza sua propagação através do espaço livre. Alternativamente, a antena recebe energia do espaço livre e a encaminha para um receptor.
Áudio - Sinal elétrico que transporta informações de som.
Audiofrequência - Frequências de vibração do ar que podem ser detectadas pelo ouvido humano normal. Variam de cerca de 20 Hz até 15 kHz.
Banda - Faixa delimitada de frequências, em geral comportando diversos canais de transmissão de um mesmo tipo de telecomunicação. Também denominada "faixa".
Broadcast - Radiodifusão.
Comprimento de onda - Distância percorrida por uma onda eletromagnética durante um ciclo de frequência (um Hertz). É obtido dividindo-se a velocidade de programação pela frequência.
Concessão - Ato legal que delega o direito de prestação de um serviço de telecomunicação no Regime Público, mediante contrato por prazo predeterminado.
Datacasting - Transmissão de dados simultaneamente com a transmissão normal de áudio ou vídeo. Em geral, os dados são relacionados ao conteúdo do programa transmitido.
Delay - Termo técnico usado para designar o retardo de sinais em circuitos eletrônicos, geralmente o atraso de som nas transmissões via satélite ou via internet.
Estéreo - Técnica de transmissão e/ou reprodução de som em dois canais separados e distintos: um para cada ouvido.
FM (Frequência modulada) - Forma de modulação na qual a frequência da onda portadora varia de forma relacionada à informação transmitida. Opera na faixa de 87,8 MHz a 108 MHz.
Frequência - Número de vezes por segundo em que uma corrente elétrica inverte o sentido do fluxo; medida em Hertz e seus múltiplos.
Hertz - Unidade de medida de frequência de uma corrente elétrica. Sua abreviação é "Hz". Equivale a um ciclo por segundo, isto é, uma inversão de sentido da corrente por segundo. O nome foi dado em homenagem ao cientista alemão Heinrich Rudolf Hertz, que comprovou a existência das ondas eletromagnéticas.
Jingle - Jingle é um termo da língua inglesa cuja tradução literal para o português é “tinido" ou “zumbido”. É utilizado em referência a uma mensagem musical publicitária elaborada com um refrão simples e de curta duração, favorecendo sua memorização.
Modulação - Processo usado para alterar as características de um sinal eletromagnético ("onda portadora") de forma a que suas variações traduzam as informações que se deseja transmitir através desse sinal. O sinal sem modulação não contém informações.
Onda - Forma de propagação da energia eletromagnética pelo espaço.
Onda Curta (OC) - É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera nas faixas de 5.950 kHz a 6.200 kHz, 9.500 kHz a 9.775 kHz, 11.700 kHz a 11.975 kHz, 15.100 kHz a 15.450 kHz, 17.700 kHz a 17.900 kHz, 21.450 kHz a 21.750 kHz e 25.600 kHz a 26.100 kHz, com modulação em amplitude.
Onda Média (OM) - É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera nas faixas de 525 KHz. a 1.605 KHz e 1.605 KHz a 1.705 KHz, com modulação em amplitude.
Onda Tropical (OT) - É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera nas faixas de 2.300 kHz a 2.495 kHz, 3.200 kHz a 3.400 kHz, 4.750 kHz a 4.995 kHz e 5.005 kHz a 5.060 kHz, com modulação em amplitude.
Radiodifusão - Nome genérico das transmissões de rádio ou televisão destinadas à recepção livre e gratuita pelo público em geral.
Reclame - A citação de empresas junto a um slogan ou chavão publicitário já era uma prática estabelecida no rádio desde a década de 1920. Algumas emissoras mantinham um fundo de broadcasting, uma arrecadação junto a empresas comerciais que, em troca, eram citadas na programação.
Receptor - Aparelho destinado a captar e exibir de forma inteligível sinais de áudio, vídeo ou dados.
Sinal - Informação contida em uma corrente elétrica modulada.
Sintonia - Ajuste de um receptor para permitir a recepção adequada de um sinal.
Spot - É um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.
Streaming - Forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. É frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimédia através da Internet. No caso das rádios é o serviço ou tecnologia para a transmissão das rádios através da internet.
Telemática - Ciência que trata das comunicações móveis, incluindo capacidade de comunicação sem fio para informações gerenciais, aplicações de segurança, navegação e entretenimento.
Transcodificador - Dispositivo que transforma para um padrão diferente os sinais recebidos em um outro padrão.
Transmissor - Equipamento eletrônico que transforma a energia elétrica de baixa frequência (geralmente de 60Hertz) para uma frequência elevada (em geral, acima de 500.000 Hertz), a fim de permitir que ela se propague livremente pelo espaço. O transmissor também processa uma ou mais características da energia de alta frequência, para que ela transporte informações desejadas (programação).
UIT - União Internacional de Telecomunicações; organismo vinculado à Organização das Nações Unidas responsável pela coordenação mundial das telecomunicações. É a entidade sucessora da Liga Telegráfica Internacional, fundada em 1865, para regular as transmissões telegráficas mundiais.
Vinheta - Sinal identificador do programa, pequena peça sonora geralmente composta por voz e sons (música, efeitos etc). Anuncia abertura, encerramento, quadros, intervalo etc.
Watt - Unidade de medida de potência equivalente a 1 joule por segundo. O múltiplo mais usado é o quilowatt (kW), equivalente a mil watts.
Fonte:Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Glossário De Radiodifusão, 2013. Disponível em: https://www.abert.org.br/web/dados-do-setor/estatisticas/glossario.html